Cidades

Aglomeração e demora em posto de vacinação para crianças na Zona Sul de Niterói

Publicado às 14h19. Atualizado às 17h38.

Imagem ilustrativa da imagem Aglomeração e demora em posto de vacinação para crianças na Zona Sul de Niterói
Fila ocupou diferentes espaços dentro da Policlínica Sérgio Arouca, no Vital Brazil. Foto: Arquivo Pessoal

Longas filas geraram demora para pais e crianças na manhã desta quarta-feira (26), no posto de vacinação Sérgio Arouca, no bairro Vital Brazil, na Zona Sul de Niterói. Por conta do calendário adiantado divulgado nesta semana pela Prefeitura de Niterói, moradores relataram grandes aglomerações e atendimentos que chegaram a mais de duas horas.

A espera para a vacinação começou com filas ainda do lado de fora e, internamente, muitos aguardavam pelos três andares até o local de vacinação, segundo os responsáveis. A advogada Symone de Oliveira, de 43 anos, reclamou do tempo de espera e questionou as medidas da prefeitura.

"Qual é o intuito de adiantar o calendário se não há estrutura para receber este número de pessoas? Fiquei duas horas esperando. Duas horas de aglomeração", desabafou.

Espaço também recebeu a vacinação de adultos, com uma fila de cerca de 10 minutos. Foto: Arquivo Pessoal

Outra mãe, Lizete Jaehn, de 49 anos, também passou por uma longa espera. "Esperei por duas horas e creio que o volume de pessoas causa isso", disse.

Muitos têm reclamado dos postos de vacinação para os pequenos. Em Niterói, apenas três locais na cidade estão imunizando crianças. São eles: Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca; Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil; Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.

Procurada, a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que o fluxo de vacinação contra Covid-19 na Policlínica Regional Sérgio Arouca, no Vital Brazil, foi impactado por um problema pontual. O município ressaltou que está remanejando profissionais para suprir a demanda de imunização.

A Prefeitura ainda complementou que os problemas relacionados ao aplicativo Colab já estão sendo reparados e o sistema já pode ser utilizado com regularidade pelos usuários. O aplicativo está realizando ajustes para evitar a procura por vacinação das crianças em unidades onde a imunização não esteja acontecendo. Já há opção específica disponível para agendamento nas Policlínicas Sergio Arouca, Engenhoca e Itaipu. A SMS reforça que estas unidades foram adaptadas para oferecer maior nível de segurança durante o processo de vacinação das crianças, não cruzando os fluxos de testagem e vacinação.

Calendário de vacinação de crianças

26/01 – 8 anos

27/01 – 7 anos

28/01 – 6 anos

31/01 – 5 anos

Repescagem: de 01/02 a 04/02 (terça a sexta)

Documentação

Carteira de vacinação da criança

Identidade ou certidão de nascimento

CPF ou cartão SUS

Comprovante de residência do representante legal

Laudo médico indicando condição clínica (comorbidades e deficiência permanente).

< Calendário de vacinação infantil é retomado no Rio Aranha faz visita indesejada em quarto de criança na Região Oceânica de Niterói <